Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > ESPAÇO CULTURAL
Início do conteúdo da página

Espaço Cultural Forte


O Espírito Santo recebeu uma importante colaboração para a preservação da cultura capixaba, pois no dia 11 de novembro de 2010 foi inaugurado o espaço cultural Forte São Francisco Xavier da Barra. O Espaço Cultural integra o sítio histórico da prainha, local onde Vasco Fernandes Coutinho iniciou a colonização da Capitania do Espírito Santo, tomando posse da mesma em 1535, onde fundou uma pequena vila, que deu origem a cidade de Vila Velha.

 

Vasco Fernandes Coutinho notou que a pequena vila necessitava de uma fortificação que defendesse a colônia de povoamento que hora se iniciava; e assim construiu uma pequena fortificação para tal finalidade, sendo a primeira obra de engenharia do Estado.

A fortificação sofreu incursões e repeliu vários ataques; em 1700 o então governador da Bahia mandou construir, com o formato circular e dotado com 15 peças de artilharia, o Forte São Francisco Xavier da Barra, com a finalidade de proteger a baia de Vitoria.

Em 1862 o Forte passou para a administração do Ministério da Marinha e abrigou a primeira Escola de Aprendizes Marinheiros do Espirito Santo. Em 1919, passou a abrigar o então 3º Batalhão de Caçadores, que em 1960 passou a ser conhecido como 38º Batalhão de Infantaria.

O Forte são Francisco Xavier da Barra é obra do trabalho daqueles que nos antecederam, sendo um marco da colonização, bem como da presença do Exército no Estado. No dia 10 de novembro de 2010 contribuímos com a cultura e a memória capixaba, inaugurando o espaço cultural Forte São Francisco Xavier da Barra. Na abertura do evento houve uma apresentação da Banda de Música do 38º BI e do Coral Artes Sem Limites e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares.

O Forte dispõe da Sala Duque de Caxias que retrata a historia da Unidade e do Exército, Sala Vasco Fernandes Coutinho que retrata a colonização capixaba.

 Contato: (27) 3061730101 e 30617300 ramal 7301.

Fim do conteúdo da página