Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Forte São Francisco Xavier da Barra
Início do conteúdo da página

Forte São Francisco Xavier da Barra

O Forte São Francisco Xavier da Barra

Outro fator de grande relevância para o Batalhão, no que se refere as suas instalações é o fato de abrigar em seu aquartelamento o Forte São Francisco Xavier da Barra. Segundo consta registrado nos arquivos desta OM e nos históricos oficias do município, o Forte teve iniciada a sua construção, na forma arquitetônica atual.

No ano de 1700, por ordem de Don Rodrigo da Costa, então Governador Geral do Estado do Brasil. No seu portão de entrada ainda se encontra uma placa, com os seguintes dizeres: Reinando com alto e mui poderozo rei de Portugal D. Pedro 2º N S mandou fazer esta fortaleza D. Rodrigo d Costa Govor e Cap.m Gl.deste estado do Brazil anno de 1702” . Em 1705, antes mesmo de ter sua construção concluída ele sofreu investidas de navegadores ingleses e holandeses.

Preocupado com o perigo de invasões estrangeiras e considerando sua posição estratégica, em 1726, o Conde de Sabugosa mandou reedificar a fortaleza aumentando as proporções dando-lhe a forma circular, além de aparelhá-la com quinze canhões para assim garantir a defesa da Baia do Espírito Santo.

Em 1862, o Forte São Francisco da Barra foi cedido à Marinha onde foi instalado uma primeira Escola de Aprendizes de Marinheiros que durou até 1866, quando foi extinta. Em 1889, por ocasião da Proclamação da República o Forte estava sobre a responsabilidade do Ministério da Fazenda.

 Em 1909 foi feita sua recuperação, voltando a receber a Escola de Aprendizes de Marinheiros, permanecendo até 1919, quando o Forte passou aos cuidados do Ministério da Guerra vindo então abrigar o recém chegado 50º BC, que se encontrava no Estado em instalações provisórias, (o 50º BC foi transformado, no mesmo ano em 3º BC). Desde então o Batalhão tem se colocado como guardião desse valiosíssimo patrimônio histórico do Brasil, zelando por sua preservação.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página