Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Instrução Individual Básica dos Soldados do Efetivo Variável

 

O 38° Batalhão de Infantaria “Batalhão Tibúrcio”, incorpora anualmente, dentro de um universo rigorosamente selecionado de conscritos, cidadãos brasileiros que prestarão o serviço militar obrigatório. Nessa fase da vida militar que se inicia o "recruta" passa por uma fase de adaptação à vida na caserna, demonstrando, e assimilando os atributos da área afetiva que são necessários ao dia-a-dia castrense.


Os treinamentos da Instrução Individual Básica (IIB) do combatente são norteados pelo Programa-Padrão Básico/2 (PPB/2).  Com duração de 12 (doze) semanas, são previstas instruções sobre armamento munição e tiro, boas maneiras e conduta militar, camuflagem, comunicações, educação moral e cívica, fardamento, hierarquia e disciplina, higiene e primeiros socorros em combate, apronto operacional, justiça e disciplina, marchas e estacionamentos, ordem unida, observação e orientação, prevenção e combate a incêndios, serviços internos e externos, técnicas especiais, utilização do terreno, armamento munição e tiro e treinamento físico militar. O encerramento das instruções ocorre com a realização de uma jornada de atividades no Campo de Instrução, onde é realizada a avaliação prática de todos os conhecimentos auferidos nesse período.

 

 
Na instrução individual básica serão observados atitudes e conhecimentos inatos que permitirão o futuro enquadramento dos recrutas nas diversas seções do 38° BI, seja em atividades operacionais (atividade-fim), seja na vida administrativa das seções de apoio (atividade-meio).

 
O encerramento da IIB é celebrado com a tradicional formatura de entrega da boina, com presença de autoridades civis e militares, e da família dos novos soldados, numa solenidade repleta de simbolismo e emoção. Todavia, durante o período de instrução, nossa Nação foi acometida pela pandemia de Covid-19, o que gerou diversas mudanças nas instruções. Foram tomadas várias medidas sanitárias para que com a máxima segurança pudesse ser concluída a formação Básica de nossos soldados. Assim, por medida de segurança, a tradicional formatura de entrega da boina ocorreu apenas com a participação dos militares do 38° BI.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página