Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Operação Cabiúnas
Início do conteúdo da página

Operação Cabiúnas

OPERAÇÃO CABIÚNAS - SEGUNDA-FEIRA, 14 DE OUTUBRO DE 2013

O Exército e o 38º Batalhão de Infantaria realizam no período de 14 a 25 de outubro, um exercício de mobilização da reserva na área do batalhão e em Aracruz.

A Operação Cabiúnas é uma manobra militar, num contexto de garantia da lei, da ordem e da preservação do patrimônio público.

Foram convocados 165 reservistas de 1ª e 2ª categoria das cidades de Vila Velha, Vitória, Cariacica, Serra, Colatina, Linhares, São Gabriel da Palha, Cachoeiro de Itapemirim e Guaçuí, todos do Estado do Espírito Santo, que prestaram serviço militar, entre os anos de 2008 e 2012, para participarem da Operação Cabiúnas.

Os reservistas convocados receberão gratuitamente alimentação, alojamento, fardamento e remuneração correspondente ao período em que estiverem na operação.

OPERAÇÃO CABIÚNAS - TERÇA-FEIRA, 15 DE OUTUBRO DE 2013

No dia 14 de outubro ocorreu a apresentação de oficiais, sargentos, cabos e soldados reservistas de 1ª categoria, onde inicialmente foi realizada a triagem e inspeção de saúde, ato contínuo receberam o material e fardamento a ser utilizado durante a Operação Cabiúnas.

Fotos 1º Sgt Domingos

 

OPERAÇÃO CABIÚNAS - TERÇA-FEIRA, 16 DE OUTUBRO DE 2013

No dia 16 de outubro ocorreu a apresentação dos atiradores reservistas de 2ª categoria, oriundos das cidades de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Guaçuí, Linhares e São Gabriel da Palha, onde inicialmente foi realizada a triagem e inspeção de saúde, ato continho receberam o material e fardamento a ser utilizado durante a operação.

Os oficiais, sargentos e cabos, reservistas de 1ª categoria, iniciaram as instruções de reciclagem, tais como: ordem unida; armamento, munição e tiro e; garantia da lei e da ordem.

Fotos 1º Sgt Domingos

 

OPERAÇÃO CABIÚNAS - SEXTA-FEIRA, 18 DE OUTUBRO DE 2013

O exercício de mobilização da reserva tem por objetivo reciclar o conhecimento dos reservistas do nosso Exército nas atividades de defesa territorial, manter o vínculo dos reservistas de 1ª e 2ª categoria com o 38º Batalhão de Infantaria, bem como renovar-lhes atributos e as virtudes militares.

Fotos: 1º Sgt Domingos

 

OPERAÇÃO CABIÚNAS - SEGUNDA-FEIRA, 21 DE OUTUBRO DE 2013

Entre os dias 16 e 20 de outubro, os reservistas mobilizados passaram por uma reciclagem da instrução militar, no 38º Batalhão de Infantaria, tais como: tiro de pistola 9 mm, fuzil 7,62 mm, mosquefal 7,62 mm; posto de bloqueio e controle de vias urbanas e operações de controle de distúrbios.

Fotos: 1º Sgt Domingos

 

“RESERVA FORTE – EXÉRCITO FORTE”

Fim do conteúdo da página