Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Laboratório de análises clínicas
Início do conteúdo da página

Laboratório de análises clínicas

Orientação para a coleta de exames:

 

Exames de sangue em geral

 

A coleta de sangue deve ser realizada preferencialmente com o paciente em jejum.

Dosagem de glicose - jejum de 08 horas.

Dosagens que incluam colesterol, triglicerídios e lipidograma - jejum de 12 horas.

Demais dosagens - jejum de 06 horas.

O paciente poderá, durante o jejum, consumir apenas água, em porções moderadas.

 

Coleta para a glicemia pós-prandial

Este exame exige duas coletas de sangue: a primeira deve ser feita com o paciente em jejum de 08 horas. Após a primeira coleta o paciente deverá fazer uma refeição normal do seu dia a dia ou , dependendo do horário, um lanche contendo pão francês com manteiga e queijo, leite adoçado a gosto e suco de laranja. Duas horas após esta refeição, realiza-se a segunda coleta de sangue. Entre as duas coletas o paciente deve aguardar sentado.

 

Coleta de fezes (Exame parasitológico de fezes - EPF)

Realizar a coleta preferencialmente pela manhã no dia da entrega do material ao laboratório.

  • Colocar as fezes em recipiente adequado, não há necessidade de enchê-lo completamente, pois a quantidade de amostra necessária para análise é pequena.

  • Se as fezes forem coletadas no dia anterior, o recipiente que  as contém deve ser mantido na geladeira.

Coleta de fezes com conservante (Exame parasitológico de fezes - MIF)

Coletar as fezes em recipiente específico, contendo líquido conservante. A coleta  das fezes deve ser feita em três dias consecutivos ou alternados,. Cada uma das amostras deve ter, aproximadamente, o  tamanho de uma azeitona.

  • O líquido conservante contido no recipiente de coleta é tóxico (não ingerir).

Coleta de urina de 24 horas

Pela manhã, esvaziar a bexiga, desprezar toda a urina e marcar a hora.

  • A partir de então, coletar toda urina expelida durante as próximas 24 horas em recipientes plásticos, do tipo garrafa de água mineral sem gás, tantos quanto forem necessários. Manter as amostras coletadas refrigeradas em geladeira.

  • Exemplo: Se a coleta teve início às 08 horas da manhã deve-se coletar a urina até às 08 horas da manhã seguinte, inclusive.

  • Se houver solicitação de Clearance de Creatinina o paciente deve comparecer ao laboratório com a amostra da urina coletada e em jejum de 6 horas.

  • Caso esteja fazendo uso de medicamentos não esquecer de relatar ao atendente do guichê do Laboratório de Análise Clínicas.

Coleta para exame de urina (EAS)

A amostra de urina deve ser coletada pelo paciente na manhã do dia destinado a entrega da mesma (primeira eliminação de urina do dia). Fazer a higiene da região genital apenas com água e sabão. Desprezar o primeiro jato urinário e colher o restante ,  o suficiente para encher o recipiente adequado. Fazer a entrega do material no laboratório o mais rápido possível ou então mantê-lo refrigerado em geladeira até a hora da entrega. Caso esteja fazendo uso de medicamentos não esquecer de relatar ao atendente do guichê do Laboratório de Análise Clínicas.

 

Perguntas mais frequentes dos pacientes

 

É obrigatório estar em jejum para realizar exame de sangue?

Depende do exame que foi solicitado pelo médico. Nem todos os itens solicitados na receita médica requerem jejum. O hemograma simples é um desses casos. Entretanto, há outros exames em que o jejum é necessário, como a análise de glicemia, colesterol, triglicérides e outros. O atendimento do Laboratório de Análises Clínicas do 38º Batalhão de Infantaria está apto a informar quantas horas de jejum são necessárias para a realização de cada exame.

 

É permitido beber água durante o jejum?

Sim, pois a ingestão de água não interfere no resultado dos exames.

 

O resultado do exame pode apresentar alguma alteração caso o paciente esteja fazendo uso de algum medicamento?

Independentemente do medicamento que esteja sendo consumido, é importante prevenir o profissional responsável por sua coleta, pois, em muitas situações, esse dado deve ser levado em conta na avaliação do resultado. Antibióticos e anti-inflamatórios têm ação sobre a coagulação do sangue, por exemplo. Caso seja detectado que o medicamento pode interferir no resultado, é necessário conversar com o médico responsável a respeito da suspensão do consumo durante alguns dias,  para a realização do exame.

 

Como a alimentação pode interferir no resultado dos exames? A alimentação interfere nos resultados de colesterol e triglicérides?

O alimento consumido no dia anterior ao exame pode interferir no resultado da taxa de colesterol e, principalmente, na de triglicérides. O paciente com histórico de triglicérides elevados que adotar uma dieta rígida no dia anterior ao exame ou o paciente com triglicérides normais que consumir alimentos mais gordurosos do que o habitual poderão obter resultados falseados. A taxa de triglicérides provavelmente será mais baixa no primeiro caso e mais alta no segundo caso.

 

O consumo de bebida alcoólica pode alterar os resultados de exames?

Sim, mesmo que na véspera do exame o consumo de álcool tenha sido moderado. O ideal é não consumir bebidas alcoólicas por pelo menos 72 horas antes da realização dos exames

 

O cigarro interfere no resultado dos exames?

O fumante deve abster-se do cigarro no dia em que for realizar exames como: teste de agregação plaquetária, curva glicêmica ou teste ergométrico.

 

O resultado dos exames laboratoriais podem apresentar alteração após atividade física?

Sim. Testes realizados depois de qualquer atividade física podem apresentar alterações. O paciente deve encontrar-se em situação de repouso antes da realização de exames.

 

Pode haver alteração no resultado do exame durante o período menstrual?

O exame de urina, por exemplo, pode apresentar alteração se realizado durante o período menstrual. No entanto, se houver urgência na coleta do material, deve-se fazer assepsia local  no momento da coleta da urina. É recomendado o uso de absorvente interno, para que o sangue menstrual não se misture à urina coletada.

 

Após a coleta de sangue, algumas vezes o local da inserção da agulha fica arroxeado. Por quê?

O hematoma ocorre quando o sangue “vaza” da veia, o que ocorre em situações como veias finas ou com muita pressão sanguínea. Outras vezes, por falta de compressão adequada no momento da coleta. Ou ainda, devido ao consumo de algum medicamento que pode alterar a coagulação do sangue.

 

Exame de Urina

Por que se deve desprezar o primeiro jato na coleta de urina para exame?

O chamado jato médio é o material que melhor representa o que está presente na bexiga. É importante desprezar o primeiro jato, pois pode haver nessa amostra a presença de células e secreções presentes na uretra, sobretudo se houver alguma inflamação ou infecção.

 

O exame de urina deve ser feito com material coletado da primeira urina do dia?

Não necessariamente. Apenas se o médico solicitar. A urina pode ser colhida em qualquer horário, observando que o paciente deve permanecer três horas sem urinar para gerar o volume ideal para a análise.

 

O exame de sangue pode ser feito durante o período menstrual?

O exame de sangue ou qualquer tipo de exame laboratorial pode ser feito durante o período menstrual. Mas é importante informar o médico em que período do ciclo o exame foi realizado, pois,  há variação de hormônios que precisam ser levadas em conta durante a avaliação dos resultados.

 

O que é e para que serve um antibiograma?

Através deste exame pode-se observar a quais antibióticos a bactéria encontrada no material analisado é sensível ou resistente, ou seja, o antibiograma permitirá a identificação do antibiótico mais adequado para o tratamento da infecção apresentada pelo paciente.

 

Informativo Anticoagulantes

  • Tome o anticoagulante sempre a mesma hora, de preferência à noite.

  • Um exame de sangue chamado TAP deverá ser feito com muita regularidade. É ele que mede como está a coagulação do sangue. Não é necessário colher sangue em jejum. Este exame tem seu resultado expresso em INR, que deve, habitualmente, permanecer entre 2 a 4.

  • INR acima de 4 apresenta riscos maiores de sangramento e INR menor de 2 é ineficaz. Após a estabilização do efeito da medicação, usualmente, é necessário a repetição do exame cada 30-45 dias.

  • Alguns pacientes necessitam deste medicamento por pouco tempo, outros para o resto da vida

  • Como o sangue ficará com a coagulação prejudicada, alguns tratamentos como o dentário e de cirurgia não devem ser realizados sem  a supervisão de seu médico.

  • Sempre avise ao dentista e a outros médicos, que você está fazendo uso de anticoagulante.

  • Alguns medicamentos podem aumentar o efeito do anticoagulante, são eles: Aspirina, AAS, Buferin, Melhoral, Somalgim etc. e os anti-inflamatórios ( Voltarem, Cataflam, Tandrilax etc.). O uso destes medicamentos aumenta o risco de sangramentos.

  • Para dor ou febre, pode-se usar por períodos curtos não são recomendáveis injeções no músculo.

  • Deve-se evitar o sonsumo de chá de ervas e de folhas verde, inclusive chimarrão

  • Mantenha a ingestão regular de saladas verdes e vegetais em quantidades fixas.

  • Em caso de gravidez ou sangramento, aparecimento de manchas roxas na pele, dor de cabeça de forte intensidade, fezes de cor preta, urina com sangue, suspenda o anticoagulante e entre em contato com seu médico para receber orientação imediatamente.

Horário de Funcionamento

07:30 às 12:00

Coleta

07:30 às 09:30

Emissão de guia

07:30 às 11:30

Telefone para contato: (27) 3061-7340

registrado em:
Fim do conteúdo da página