Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Alistamento
Início do conteúdo da página

Alistamento

SERVIÇO MILITAR

Essencial para a mobilização do povo brasileiro em defesa da soberania nacional, o Serviço Militar Obrigatório visa o provimento de quadros para as Forças Armadas, a partir da seleção e incorporação de jovens representantes de todas as classes sociais e regiões do País.

 

ALISTAMENTO

O alistamento é obrigatório para os jovens do sexo masculino que completarem 18 anos, no decorrer do ano de 2019, e deverá ser realizado no site www.alistamento.eb.mil.br para os jovens da classe 2001, ou na Junta de Serviço Militar (JSM), para os jovens de classes anteriores (nascidos em 2000 e anos anteriores).

O Alistamento Militar pode ser realizado por meio Online. A iniciativa permite ao jovem brasileiro, realizar o seu alistamento militar “online”, utilizando os recursos da tecnologia da informação e da rede mundial de computadores. Os jovens poderão efetuar o seu alistamento pela internet, acessando o site também deverão consultar o mesmo site, para saber se prosseguirão no processo seletivo para o Serviço Militar, ou se serão dispensados e incluídos no excesso de contingente.

O alistamento deverá ser realizado, durante o 1º semestre do ano em que o brasileiro completar 18 anos de idade (02 de janeiro a 30 de junho).

O cidadão quando não se alista dentro do prazo deve pagar uma multa para regularizar sua situação militar, ou, caso não o faça, estará impedido de acessar determinados serviços públicos, entre os quais: obter a carteira profissional para ingresso como funcionário, empregado ou associado em instituição regular; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; obter passaporte e/ou renová-lo; e inscrever-se em concurso para provimento de cargo público ou assumir cargo público.

Integram também esse universo médicos, farmacêuticos, dentistas e veterinários que se enquadram na Lei de Prestação do Serviço Militar pelos estudantes de Medicina, Farmácia, Odontologia e Veterinária (MFDV). As mulheres (MFDV) podem prestar o serviço militar de forma voluntária. Clique e saiba sobre os Processos Seletivos MFDV

 

 

 

Fim do conteúdo da página