Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > EXERCÍCIO SIMULADO DE EMPREGO DA FORÇA DE APOIO À DEFESA CIVIL
Início do conteúdo da página
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EXERCÍCIO SIMULADO DE EMPREGO DA FORÇA DE APOIO À DEFESA CIVIL

  • Publicado: Quinta, 05 de Novembro de 2020, 16h01
  • Última atualização em Terça, 10 de Novembro de 2020, 19h49

Vila Velha (ES) – No período de 26 a 30 de outubro, o 38º Batalhão de Infantaria, Batalhão Tibúrcio, foi a sede do Exercício Simulado de Emprego da Força de Apoio à Defesa Civil. A atividade consistiu em um treinamento em conjunto com os órgãos integrantes do sistema de Defesa Civil do estado do Espírito Santo e o Exército Brasileiro, sob coordenação do Comando Militar do Leste (CML) e conduzido pela 1ª Divisão de Exército (1ª DE).

O evento teve o objetivo principal de proporcionar às agências envolvidas a oportunidade de apresentar e planejar o uso das suas capacidades e testar protocolos de procedimentos para o atendimento às vítimas e controle de danos em caso de desastres naturais. As ações foram integradas e tiveram como apoio, para processo decisório, “softwares” de simulação desenvolvidos pelas Forças Armadas. Tudo com a finalidade de aumentar a integração e a coordenação entre as agências participantes.

A atividade teve, ainda, uma exposição de materiais de emprego militar (comando e controle, salvamento e resgate, montanha), bem como outros itens utilizados em ajuda humanitária e apoio à Defesa Civil pelo Exército Brasileiro e pelos Órgãos de Segurança Pública do Estado do Espírito Santo. A exposição contou com a cobertura da imprensa, com a presença do General de Exército JOSÉ EDUARDO PEREIRA, Comandante Militar do Leste, General de Divisão KLEBER NUNES DE VASCONCELLOS, Comandante da 1ª Divisão de Exército, General de Brigada JOÃO FELIPE DIAS ALVES, Comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), do Senador da República MARCOS RIBEIRO DO VAL e das autoridades de cada órgão e fração envolvidas no exercício.

Por fim, todas as atividades seguiram os protocolos e diretrizes vigentes para o enfrentamento a pandemia da COVID-19.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página